#IncipitBrasil TERNO DE REIS Daniel Brazil

"Penso muito nas minhas escolhas, por toda a vida. E cada vez mais me parece que fiz parte de um jogo, um misterioso jogo do qual fui único participante, em todas as rodadas. Tive o controle das peças a maior parte do tempo, mas nos momentos decisivos alguém ou algo decidiu por mim. Quem traçou meu desígnio, não sei. Nunca fui de acreditar em anjos, deuses, espíritos ou demônios. Se isso me livrou das trevas, também evitou que ficasse cego de luz. Caminho para a penumbra ciente de que algo extraordinário me aconteceu, e que nunca terei uma explicação racional para isso."

Sou fã do Daniel Brazil, contista. Daniel não aceitou a garantia do respeito conquistado como ganhador de tantos e variados prêmios nesse gênero e decidiu encarar a estreia em livro publicado com um romance.
Tive o prazer de ser uma das leitoras de TERNO DE REIS ainda no original. Essa semana o #IncipitBrasil é dele.

Da orelha do livro: TERNO DE REIS, pelo título, pode sugerir um romance regionalista, com o sabor de exotismo e folclore à brasileira. Os leitores, porém, irão se surpreender com a narrativa de um contador de histórias eficaz, que retrata a vida de um interiorano, José Abade dos Reis, da paulista Amparo, num sólido regionalismo psicológico e com talento peculiar para captar cores e expressões locais.
Nada nos prepara para a virada do romance, saindo de seu realismo quase documental em termos de captação da realidade brasileira dos anos 1960 e 1970 para um terreno de assombros. A questão da identidade, que Brazil afirma ser crucial para  a sua ficção, aqui se desdobra em momentos especiais que vão revelando uma trama cada vez mais densa e imprevisível."

Terno de Reis, de Daniel Brazil, Penalux, 2015, Guaratinguetá, 200 páginas.

Muito se diz no primeiro parágrafo de um livro. Aqui, só ficção brasileira. É o que gosto de ler. É o que escrevo. Sandra Abrano

Comentários

Postar um comentário