#incipitBrasil O ARROZ DE PALMA Francisco Azevedo

TRECHO INICIAL DO LIVRO  "Eu aqui na fazenda. Eu aqui na cozinha, quatro e pouco da manhã. Isabel ainda dorme, o sol ainda demora. Eu aqui, um velho de 88 anos. Para os mais novos, o Avô Eterno, o que não teve começo e nem terá fim. O que já veio ao mundo com esta cara enrugada. Eu aqui, de avental branco, picando o tempero verde. Preparo o almoço de família. Terei forças? 88: dois infinitos verticais. É boa idade, será uma bela festa. Tenho prática. Tia Palma me ensinou a cozinhar, eu era jovem. Por onde andará Tia Palma? Às vezes, fica tempo sem aparecer. Às vezes, vejo-a perambulando pela casa com mamãe e papai e nem preciso dos óculos. Chegam com diferentes idades, alegres ou preocupados, falantes ou silenciosos. Depende do dia, da hora em que os vejo."

Record, 2011, Rio de Janeiro, 364 páginas.

Da orelha: "Antonio, aos 88 anos, está preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. A partir das lembranças deste personagem, Francisco Azevedo narra a saga de uma humilde família portuguesa imigrante, que chega ao Brasil cheia de sonhos e projetos e que, aqui, aprofunda raízes, cresce e dá frutos."

Comentários