#IncipitBrasil A PÁTRIA EDUCADORA EM COLAPSO de Renato Janine Ribeiro

Numa quarta-feira, 18 de março de 2015, eu estava na Casa do Saber, em São Paulo, me preparando para começar um curso que duraria quatro semanas, quando encontrei o executivo Jorge Pinheiro Machado -- meu colega no Conselho Consultivo do Instituto Inhotim, o extraordinário museu ao ar livre a uma hora de Belo Horizonte. Ele me contou que o ministro da Educação, Cid Gomes, acabara de deixar o governo, depois de uma altercação com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

O episódio tinha sido conturbado. Em fevereiro, com apenas um mês no cargo, o ministro visitara a Universidade Federal do Pará, onde ouviu impropérios de estudantes extremistas, gente sem ideias nem valores, que só sabe xingar. Cid perguntou aos jovens por que o atacavam, já que estavam do mesmo lado, e não dos "trezentos ou quatrocentos" achacadores que havia na Câmara. E também responsabilizou Eduardo Cunha pelos "achaques" ao governo. Ora, num desses atos que só podem ser atribuídos a tolice ou canalhice, os alunos tornaram pública a gravação do que Cid dissera, gerando um escândalo nacional. Em vez de verem nele um aliado, decidiram unir-se a Eduardo Cunha contra um ministro que, quando governador do Ceará, havia feito muito pela educação. Nossa história começa, então, com um ato absolutamente insano -- ou sórdido -- de gente que se diz de esquerda ou progressista.

Três Estrelas, São Paulo, 2018.

Bom, precisamos de luz e temos de buscá-la nos mais variados cantos. Avaliar o governo petista é um deles. "O Brasil não é um fracasso na inclusão social; o Brasil tem quinhentos anos de sucesso na exclusão social", afirma Janine em livro que relata os seis meses que atuou como Ministro da Educação no governo Dilma, um dos períodos mais asfixiantes politicamente para a presidenta. Segundo a orelha do livro, Janine "não isenta nem Dilma -- de quem ele traça um elucidativo perfil -- nem os movimentos de esquerda de responsabilidades no processo que levou à queda do governo petista, apontando os seus erros."

Janine é professor titular de ética e filosofia política da USP.

Comentários